sábado, 26 de fevereiro de 2011

Conhecendo o nosso corpo: JOELHO



   A articulação do joelho é projetada para mobilidade e estabilidade; ela eleva e abaixa funcionalmente o membro inferior para levantar ou abaixar o corpo ou para mover o pé no espaço. Junto com o quadril e o tornozelo, o joelho suporta o corpo na posição em pé e é uma unidade funcional primária nas atividades de andar, subir e descer escadas e sentar. Ela envolve três ossos: o fêmur, a tíbia e a patela. Formando as articulações tibiofemoral e patelofemoral.

   A articulação possui estruturas extracapsulares que são compostas pelos ligamentos colaterais tibial e fibular. E estruturas intracapsulares compostas por meniscos (medial e lateral), ligamento transverso e ligamentos cruzados (anterior e posterior).

   É importante saber que a região lombar, o quadril e o tornozelo podem produzir dor referida no joelho então, é importante avaliar essas regiões quando parecer que outras articulações que não a do joelho possam estar envolvidas.

   Gostaria de falar agora especialmente de uma estrutura que se ouve muito principalmente no futebol. Quem já não ouviu falar que fulano teve ruptura do ligamento cruzado?

  Os ligamentos cruzados são os principais estabilizadores rotacionais do joelho, ou seja, trabalha pra impedir que o joelho sofra uma torção.  O Ligamento Cruzado Anterior (LCA) estende-se para cima, para trás e para o lado, torcendo sobre si mesmo à medida que se estende da tíbia ao fêmur. Suas principais funções são: evitar o deslocamento anterior da tíbia sobre o fêmur, deter a rotação externa da tíbia na flexão e, em menor grau, deter a extensão e hiperextensão do joelho. O Ligamento Cruzado Posterior (LCP) estende-se para cima, para frente e medialmente, da tíbia até o fêmur. Este ligamento forte e em forma de leque é o ligamento mais forte do joelho e o principal estabilizador do joelho contra o movimento posterior da tíbia sobre o fêmur e controla a extensão e hiperextensão.

No meu próximo texto estarei falando um pouco sobre as lesões ligamentares e seus tratamentos.


Bibliografia:
- Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar ( Dangelo e Fattini)
- Avaliação Musculoesquelética (David J. Magee)
- Exercícios Terapêuticos: Fundamentos e Técnicas (Kisner e Colby)

Nenhum comentário:

Postar um comentário